Notícias » “Ação na Feira” traz serviços básicos de saúde e atividade física para solanenses

Em 17/04/2017 às 22h59, Fonte: Assessoria de Comunicação – P.M.S.

    A feira livre do dia oito de abril proporcionou serviços de saúde a toda população presente no entorno do mercado público. A “Ação na Feira” realizou em centenas de pessoas, testes rápidos como aferição da pressão arterial, verificação do nível de glicose no sangue, e ainda deu orientações sobre alimentação saudável e realizou atividade laboral. A iniciativa deu-se em uma parceria entre o Governo de Solânea através da Secretaria de Saúde e a iniciativa privada. 

    Sérgio dos Santos Araújo é profissional de Educação Física do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF). Ele falou sobre os resultados dos projetos desenvolvidos no NASF e nos PSF’s II e III, com fundamentação na atividade física regular. 

  “Os resultados têm sido satisfatórios, pois antes de começarmos as atividades, fazemos um levantamento das patologias. Com a inserção de práticas corporais, várias pessoas, especialmente os idosos, estão controlando seus índices metabólicos, inclusive com casos de suspensão medicamentosa, como resultados das atividades laborais. Muitas dessas práticas podem ser feitas em casa, pois ajudam na melhor qualidade de vida e no desenvolvimento de potencialidades como indivíduo; os próprios relatam que se sentem mais flexíveis, mais ágeis, regeneram suas energias com o trabalho que realizamos.” Ele ainda afirmou que outros PSF’s já demonstraram interesse em inserir o projeto da atividade laboral. 

    E já há quem indique estes serviços para conhecidos, amigos e parentes. É o caso da dona Severina Ferreira da Silva. Ela tem 51 anos, esbanja vitalidade; porém, não é pra menos: participa dos dois grupos coordenados pelo Professor Sérgio: o Viver com Saúde e o Bem Viver

  “Participo dos dois grupos, e minha felicidade é passar por aqui e ver que tudo está bem: glicose, pressão... vale a pena participar dessas atividades. Mas é claro que tenho que me cuidar, me vigiar no que vou comer. Adoro frutas e verduras, troquei o refrigerante pelo suco, e graças a Deus tudo está muito bem. Recomendo a todo mundo que participe desses grupos, pois ajudam a gente a ficar com a saúde em dia. 

  Segundo o Secretário de Saúde, João Elísio da Rocha Neto, esta foi apenas a primeira de muitas atividades que acontecerão na feira livre. Além do Governo de Solânea e da Secretaria de Saúde, através do NASF, equipe de Agentes Comunitários de Saúde e dos PSF’s II e III, participou da Ação na Feira a Farmácia Pague Menos e a Diretoria de Indústria e Comércio. Iniciativas que produzem serviços simples, porém de grande importância para preservar e salvar vidas.   

  Quer saber mais sobre o que acontece na gestão? Curta a Fanpage da Prefeitura de Solânea. Acesse: www.facebook.com/prefeituradesolanea

Compartilhe:

Vídeos

GLOBO RURAL VISITA O MUNICÍPIO DE SOLÂNEA
Prefeitura Municipal de Solânea

Prefeitura Municipal de Solânea

Rua Pernambuco, s/n, Centro, Solânea / PB

CEP: 58225-000 - Telefone: (83) 3363-2230